como inovar na minha pequena empresa?

Como inovar meu Pequeno Negócio?

Toda empresa que deseja se destacar das demais e se tornar referência em seu mercado precisa trabalhar o conceito de inovação. Independente do seu porte ou segmento, inovar é verbo de ordem para garantir a sustentabilidade do negócio e gerar valor para a empresa.

O que é inovação? De maneira simples e objetiva, inovar é fazer diferente. E você sabia que você pode fazer a mesma atividade diária de um modo diferente e estar inovando? Sim! Quando aplicamos novas técnicas para realizar uma atividade em menos tempo e com mais precisão e praticidade, estamos inovando e agregando valor e gerando um novo resultado para esta atividade.

 

Meu Pequeno Negócio é simples e possui gestão familiar. Como posso inovar?  

Este é um dos principais desafios dos gestores, que em sua maioria herdou o negócio da geração anterior ou que executa as atividades diárias de acordo com a mentalidade do “sempre deu certo e por isto vamos continuar fazendo desta maneira”.

A Gestão Familiar está presente em praticamente 100% das atividades dos Pequenos Negócios e inovar pode ser um desafio quando as gerações não se entendem. O uso da tecnologia pode ser o primeiro desafio; a compra através do cartão de crédito ou débito e o lançamento de pedidos via sistema de integração simples pode gerar um certo desconforto em profissionais que construíram seus negócios anotando as entradas e saídas em cadernos ou em planilhas.

O que sugerimos é apresentar uma inovação simples e que seja prática. Inovar é simples. E o primeiro passo para começar a gestão da Inovação do seu Pequeno Negócio é mapear todas as atividades do jeito que estão sendo realizadas hoje, para irmos para o passo 2.

 

Passo 1: faça um mapeamento de suas atividades

Para começar o primeiro passo é preciso entender o que significa mapear as atividades. Entenda esta etapa como um planejamento e se dedique integralmente a ela, pois é a partir dela que as demais etapas, que chamaremos de execução e prática, serão realizadas.

Para entender um pouco mais sobre o Planejamento e Inovação, recomendamos que procurem pela assessoria do site do Sebrae. O link está aqui. Planejar é envolver tempo e energia para entender os problemas e as virtudes que cada atividade do seu negócio traz para o crescimento da sua empresa.

Como exemplo, vamos listar em uma planilha todas as atividades da empresa, da compra de materiais de escritório até à maneira como é realizada a entrega do produto pelo motoboy para o cliente ou como é oferecido o serviço para o cliente e o que fazemos quando ele decide não fechar o serviço com a empresa. Inovar no seu pequeno negócio é simples, mas requer cuidados e atenção.

Faça um mapeamento claro e sem receio de escrever o que não considera importante. Tudo é importante neste passo, pois é aqui que você irá entender os gargalos do seu negócio e o que pode gerar ainda mais lucro.

 

Passo 2: estruture uma solução prática para cada atividade

Após listar todas as atividades que envolvem o seu negócio, faça um desenho simples, como um mapa de atividades. Neste desenho, você conseguirá visualizar toda a sua empresa e então irá enumerar o grau de importância para cada atividade. Veja o exemplo ilustrativo abaixo:

3 passos para inovar seu pequeno negocio

Fonte da imagem: google

Na imagem podemos identificar cada atividade para inovar seu pequeno negócio como um grau de importância. Os itens em amarelo são o grau de importância máximo e para chegar até ele é preciso que os graus anteriores sejam realizados de maneira efetiva e produtiva.

Aqui encontrarmos o primeiro gargalo que é como transformar um problema em uma oportunidade de inovação. A atividade de entrada, sinalizada em vermelho, requer mais tempo de planejamento, como identificar as necessidades do cliente para a compra dos materiais e pesquisas do serviço, que estão sinalizados nas atividades de cor azul e na realização do serviço prestado por meio das atividades sinalizadas na cor verde e na entrega do serviço a partir das atividades sinalizadas na cor amarelo.

Viu como não podemos deixar de inovar em todas as etapas das atividades do seu negócio? Até porque cada cliente possui uma necessidade diferente, a partir da matriz do seu serviço. Suponhamos que você é dono de uma hamburgueria na cidade de Contagem, Minas Gerais e seus clientes gostam de hambúrgueres suculentos e mal passados, mas sempre terá um cliente que decide por um hambúrguer bem passado ou ao ponto ou sem acompanhamento. É neste processo que você deverá identificar como realizar esta substituição inovando em sua atividade, para entregar o valor que sua empresa deseja para o bom resultado da experiência do cliente.

 

Passo 3: executar e acompanhar os resultados da mudança

Após identificar todas as atividades do seu pequeno negócio, é hora de colocar a mão na massa. Como exemplo, vamos explorar o segmento de doces. Você é dona de uma doceria e precisa inovar na entrega dos seus produtos, fazendo com que as clientes se sintam especiais e divulguem sua marca nas redes sociais e com isto, você ganha visibilidade e consegue mais clientes para sua doceria.

Para inovar nesta etapa é preciso pensar que, se você deseja que as clientes divulguem sua marca no Instagram, como elas vão fazer isto? Crie sua marca na rede social; comece a divulgar seus serviços de maneira diferente da concorrência. Não mostre preços, mostre valor. Faça vídeos das etapas da construção dos doces e tortas e mostre quais são seus fornecedores. Isto passa uma credibilidade para a cliente e mostra que seu preço não pode ser fator decisivo na hora da compra e sim, o valor que seu serviço apresenta para a experiência de compra;

A próxima etapa é pensar na embalagem e em como esta “obra de arte” será entregue para a cliente. Sim! Você precisa entregar mais do que a cliente espera para então migrar para a etapa seguinte que é gerar valor do seu serviço para quem for consumir o produto ou serviço. Um ponto muito importante aqui é: o cliente nem sempre é o consumidor do produto. Consumidor é aquele que consome o produto ou serviço, mas nem sempre é o decisor da compra. Já o cliente é aquele que decide pela compra, mas nem sempre consome o produto ou serviço.

Então, entregue alguns doces a mais e que tal enviar um doce diferente para degustação? Legal, não é mesmo: Junto a ele, envie um cartão escrito à mão e peça que divulgue sua marca nas redes sociais, mencionando a experiência positiva com a empresa.

E aguardar o resultado chegar. Ele não está chegando? Reveja o passo 1 e 2. Ele está gerando resultados? Continue assim e incremente e pense como inovar cada vez mais seu negócio! Ah, lembre-se que investir também faz parte e é aqui que a Contabilidade Inconfidência pode te ajudar. Estamos há 50 anos no mercado mineiro ajudando clientes a crescer em suas atividades por meio da gestão contábil. Se você é pequeno e ainda não tem um escritório de Contabilidade, entre em contato com a gente! Saiba mais sobre a nossa história, clicando aqui.