O que é reduflação

Você sabe o que é Reduflação?

O termo “shrinkflation” é uma prática que consiste em reduzir o tamanho das mercadorias sem aumentar os preços, o que significa que o cliente vai comprar uma quantidade menor pelo mesmo valor que adquiria, anteriormente, um produto maior.

Essa estratégia tem sido utilizada pelas empresas para combater os preços dos custos de operação. Por isso, é importante que os consumidores também fiquem atentos às embalagens nas gôndolas dos supermercados.

Como perceber essa que o produto está passando pela estratégia de “shrinkflation”?

Perceba: você compra um produto com determinada frequência e, de uma hora para outra, o fabricante desse produto precisa ter um aumento de preço devido à mão de obra ou à matéria-prima. Para que esse produto não seja comprado pelo consumidor por um preço maior, a indústria utiliza-se dessa estratégia, onde ele passa a oferecer o mesmo produto com volume menor e com o mesmo valor.

 

As principais categorias de produtos mais conhecidas que passam pela estratégia de reduflação, são:

Produtos de mercearia doce e a mercearia seca: biscoitos, geleias, iogurtes, laticínios e alguns commodities como o arroz e o açúcar.

Alguns dos alimentos que podem sofrer a reduflação nos supermercados são: azeite (500 ml para 400 ml), embalagens congeladas de carne de frango (redução de 1 Kg para 800 g), embalagens de ovos (30 unidades para 20 unidades), embalagens de sabão em pó (redução de 2 quilos para um quilo e 600 gramas) e iogurte líquido (1000 ml para 900 ml).

A prática da reduflação não é ilegal, mas a empresa deve apresentar todas as alterações de forma explícita ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva nas embalagens. As empresas que não seguirem as regras estão sujeitas à multa. Fique atento!