O que é PIX e como ele ira inovar o mercado?

Sua empresa já está preparada para o Pix?

O Pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, está previsto para estrear em novembro. Ele está sendo divulgado nas plataformas online como uma inovação de mercado e quem ganha com ela, é o consumidor, que terá mais  agilidade nas transferências de valores monetários.

 

O que é o pagamento Pix?[analytify-stats metrics=”ga:users” permission_view=”administrator”]

É um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que vai ser uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas físicas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos.

Com o Pix, as pessoas e empresas poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular. Inovador, não é mesmo?

 

Quem criou o Pix?

Foi criado pelo Banco Central. Porém, quem vai oferecer esta inovação às pessoas e empresas serão as instituições financeiras: bancos, meios de pagamento e fintechs.

Da mesma forma que TED e DOC, por exemplo, já aparecem no aplicativo como opções para uma pessoa na hora de fazer transferências de valores, ele vai aparecer nesse mesmo aplicativo como mais uma alternativa.

 

Como aderir ao Pix?

O primeiro passo é criar a chave Pix. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde ela tem conta. Importante: você não precisa ter uma chave Pix por banco e sim, apenas 1 chave. Fique atento a isto, pois existem Instituições que estão divulgando que é preciso ter uma chave por banco e esta informação não procede.

 

Como funciona esta novidade?

O Pix é uma função que vai aparecer no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação – pagamento ou envio de dinheiro – basta escolher o Pix no aplicativo como forma de realizar a operação. Simples, fácil e em 10 segundos, você recebe o dinheiro na sua conta. Será o fim da TED e do DOC?

 

Como faço o cadastro?

Para cadastrar é preciso primeiro criar uma chave Pix. Ela representa o endereço da sua conta no sistema. Para criar uma chave, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória.

A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais. Será como um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta do destino de recursos.

 

Como fazer estas transações?

Na hora de fazer uma transação – como pagamento ou envio de dinheiro -, o Pix vai aparecer no aplicativo como uma das opções para concluir a operação, ao lado da TED ou DOC, por exemplo.

Basta escolher o Pix que a operação será feita por esta modalidade. Empresas poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code também.

 

Quais as vantagens para o sistema bancário?

Segundo o Banco Central, as principais vantagens do Pix são: O serviço estará disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana. As transações serão concluídas em menos de 10 segundos. O Pix será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais).

Fonte da pesquisa: www.uol.com.br/economia

 

E como isto irá afetar sua empresa?

Veja este vídeo da Nathália Arcuri, do canal de educação financeira Me Poupe e entenda sobre a novidade.

Conheça mais sobre nossos serviços. Podemos te ajudar na construção da gestão contábil de sua empresa. Clique aqui e saiba mais.