Para fazer uma boa gestão contábil da empresa é preciso ter experiência teórica e prática diária em assuntos contábeis. E nem sempre os gestores possuem tempo para isso e assim, é inevitável que erros aconteçam. Alguns são simples de serem solucionados, já outros…podem custar a vida do seu empreendimento.
Por isso, fique atento a esses erros cometidos pelas empresas, quando falamos em contabilidade!
Omissão de informações
Um dos erros muito comuns em empresas, independentemente do tamanho, é a omissão de informações. Muitas organizações, visando a não geração de tributos para o negócio, acabam evitando o fornecimento de dados de receitas auferidas.
Algumas, inclusive, fazem isso inconscientemente, talvez por desconhecimento da Lei ou por simples e mero esquecimento. Mas o fato é que, com as tecnologias das quais o fisco dispõe atualmente, é praticamente impossível esconder uma receita.
O que ocorre nesses casos é uma autuação de um órgão tributante cobrando o imposto que deveria ser pago sobre o total da receita real — e o pior é que esse valor já é acrescido de juros e multas.
Além da omissão de informações sobre a receita, também existem outros tipos que prejudicam em muito o trabalho da gestão contábil.
A falta de envio de notas fiscais, contratos, duplicatas, entre outros documentos, atrapalha o fechamento das demonstrações contábeis e a geração dos relatórios para a administração.
Com isso, a gestão da empresa terá em mãos informações imprecisas ou mesmo incorretas, correndo o risco de tomar decisões com base nelas e cometer erros que podem prejudicar seriamente a administração de uma empresa.
Portanto, para solucionar esse problema, você precisa entender que o seu contador é o maior parceiro do seu negócio. Ele precisa saber de tudo o que ocorre no âmbito da empresa. Assim, ao final de cada mês você precisa reunir todas as informações do seu negócio, bem como os acontecimentos que geraram algum impacto financeiro ou patrimonial.
Dessa forma, o seu contador poderá realizar as operações que lhe são obrigadas e fornecer as informações precisas para que você, enquanto gestor ou administrador de um negócio, possa ter ideias e tomar decisões.
Escolha de um regime de tributação inadequado
O regime tributário ou modalidade de tributação é um conceito que interfere diretamente na apuração tributária de uma empresa. Atualmente, os mais utilizados são o Lucro Real, Presumido e Simples Nacional.
Cada um tem características bastante singulares e são aplicados em empresas com situações específicas. O que pode ser excelente para uma, pode simplesmente quebrar a outra — tudo depende de cálculos e análises que devem ser feitos pela gestão contábil.
O problema é que muitos gestores não têm o devido cuidado na hora de selecionar o regime de tributação para as suas empresas e acabam tomando decisões equivocadas, optando por uma modalidade inadequada.
O resultado desse erro pode ser fatal, afinal, a empresa pagará mais impostos do que realmente seria devido e o problema se torna ainda maior quando consideramos o fato de que ela deve permanecer no regime por todo o ano calendário.
Acredite, existem situações em que o Lucro Real é muito mais vantajoso até mesmo que o Simples Nacional. Tudo depende de uma análise criteriosa, feita por um profissional da contabilidade que entenda do assunto.
Falta de planejamento tributário
A falta de um planejamento tributário é a principal causa de problemas fiscais nas empresas. Esse processo é o que definirá a modalidade de tributação, que mostramos no tópico anterior, além de outras questões importantes que impactam diretamente na forma que os impostos são apurados e pagos.
O planejamento tributário contribui para que a empresa conheça a fundo as suas questões fiscais e consiga, dentro dos limites legais, pagar menos impostos ou, pelo menos, contribuir apenas com aquilo que é lhe é exigido.
Além disso, o planejamento tributário também definirá a forma que as obrigações acessórias serão cumpridas, contribuindo para que todas sejam enviadas de forma correta e dentro do prazo exigido pela legislação.
O planejamento tributário é uma ferramenta que acompanhará a empresa ao longo do ano e precisa ser constantemente revisto para atender às mudanças frequentes que a legislação vem passando.
Contrate os serviços da Contabilidade Inconfidência!