Toda microempresa precisa de contador

Por que a microempresa (ME) precisa de contador?

Exceto pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas precisam de um contador para responder por sua contabilidade perante o governo.

O balanço, os livros contábeis e aqueles arquivos enviados digitalmente (SPED, DIRF, DCTF e tantas outras siglas) precisam ser assinados por um contador com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Além de cuidar da entrega da papelada para o governo na hora certa, o contador ajuda a comandar o planejamento financeiro, verifica se está tudo caminhando para o lucro, além de gerar informações essenciais para a tomada de decisões a respeito do futuro da empresa.

 

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Nesse contexto, dá até para pensar que a alternativa mais fácil é se tornar um MEI para se ver livre de todas essas obrigações, não é mesmo? Na prática, porém, não é bem assim que funciona. Para você entender melhor do que estamos falando, vamos aproveitar para mostrar algumas diferenças entre a Microempresa (ME) e o Microempreendedor Individual (MEI).

MEI x ME

Para começar, a principal diferença tem a ver com o teto de faturamento, valor limite para a emissão de notas.
No caso do MEI, é permitido emitir até 81 mil reais anuais em notas fiscais e o empreendedor não pode ter participação ou sociedade em outras empresas. Já a ME pode faturar até 360 mil reais durante um ano. Ela pode se enquadrar como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, escolha que depende da atividade e estratégia do negócio. E sabe quem ajuda a decidir qual é a melhor opção? Ele mesmo: o contador!

 

Além disso, nem todas as atividades são permitidas para o MEI, por isso, é preciso analisar previamente se é ou não possível abrir a empresa nesse formato. Em caso positivo, não é preciso registrar o Contrato Social da Junta Comercial, como é exigido com a ME. E se a intenção é ter mais de 1 funcionário ou mesmo uma pequena equipe, o caminho é ter uma ME mesmo.

 

Essas são as diferenças básicas entre os 2 modelos. A partir delas já dá para entender que uma opção não é melhor que a outra, mas sim mais ou menos adequada para cada situação. Enquanto o MEI não exige tantas etapas e documentos, a ME tem mais liberdade para faturar e crescer. Se você se enquadra nesse segundo cenário, não se preocupe, pois a parceria com um bom contador consegue deixar o processo bem mais tranquilo e com menores riscos!

 

O que faz do contador um parceiro tão necessário?

Qual é o papel do contador dentro da empresa?

 

1. Cuidar do processo de abertura do CNPJ

A formalização de uma empresa exige uma série de procedimentos que empreendedores não costumam conhecer. Entra aí o contador, profissional especializado que sabe de todos os detalhes necessários para lidar com esse processo. Ele dá suporte na definição do capital social e do regime de tributação, bem como orienta sobre o CNAE mais adequado para o ramo de atividade, entre diversos outros pontos do início ao fim do processo.

 

2. Organizar rotinas diárias e mensais

Como a contabilidade demanda informações financeiras bem detalhadas, acaba imprimindo ritmo e organização aos lançamentos de entradas e saídas de caixa, estoque e administração de bens e equipamentos. O contador é quem recebe essas informações e as organiza, gerando relatórios mensais, semestrais e anuais, obrigatórios para prestar satisfações ao Fisco.

3. Gerar informações e relatórios para a gestão

Os documentos gerados pelo contador não servem apenas para atender a exigências legais. Na realidade, eles podem orientar os rumos da empresa, apontando tanto aquilo que dá lucro como o que representa fragilidade para o negócio. O apoio desse profissional também ajuda na tomada de melhores decisões sobre o fluxo de caixa, o capital de giro, a formação de preços, entre outros assuntos.

 

4. Integrar a gestão de rotinas financeiras à contabilidade

Essa é uma grande novidade que vai virar tendência nos próximos anos, mas você pode contar a partir de agora. A integração dos processos contábeis e financeiros, além de dar segurança e agilidade ao profissional liberal ou microempresa, possibilita a elaboração de relatórios que representam o momento da empresa e suas obrigações futuras. Um exemplo desse serviço é o Contabilizei Experts, assessores dedicados a realizar esta gestão de maneira integrada, permitindo que o empresário possa dedicar seu tempo ao negócio.

 

Quais os benefícios da contabilidade para MEs?

 

1. Cuidar da saúde financeira da empresa
Uma empresa com finanças saudáveis equilibra bem suas receitas, seus custos e suas despesas. Nessa balança, o ideal é que as vendas e o faturamento tenham um peso maior, garantindo a manutenção das operações, a possibilidade de lucro e uma retirada justa para os sócios. Sem a organização e as rotinas da contabilidade, essa conquista se torna bem mais complicada.

 

2. Manter a empresa regularizada

A contabilidade é responsável pelo fornecimento de dados para investidores, sócios e o governo. Especificamente para o governo, quando essas informações são passadas de forma incorreta, o negócio fica exposto ao pagamento de multas e restrições que podem até impedir seu funcionamento. Mas não se preocupe, porque são mínimas as chances de ter que lidar com isso ao contar com o auxílio de uma boa contabilidade, que vai enviar as devidas obrigações com precisão na apuração e, claro, nas datas certas.

 

3. Reduzir custos com impostos

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo. Em função disso, acredite: a empresa pode acabar pagando mais impostos que o necessário sem nem se dar conta! Também nesse quesito, a contabilidade orienta o empreendedor, encontrando as melhores saídas legais para pagar menos impostos. Esse processo também é chamado de planejamento tributário.

 

4. Trazer agilidade para a administração

É comum pensar na figura do contador somente como auxílio em relação às finanças e aos impostos, mas a verdade é que ele pode colaborar com muito mais. As orientações contábeis podem contribuir com estratégias de produto, aquisição de equipamentos, gestão de estoque, contratação de funcionários, entre outras decisões importantes.

 

Fonte: site Contabilizei