Ter um negócio com boa gestão financeira requer planejamento e boa administração. Para os pequenos e médios empresários, que muitas das vezes realizam sua própria gestão financeira e/ou com auxílio de um contador, precisam compreender a importância do capital de giro para a sustentabilidade do negócio. Confira o que é capital de giro líquido lendo nosso artigo!
Para uma empresa funcionar e expandir seu negócio no mercado é preciso ter capital. Falando de forma simples e objetiva, o capital de uma empresa é definido como o agrupamento de posses, como soma de bens ou recursos e que são colocados à disposição para o funcionamento da empresa.
Para fins deste artigo, falaremos apenas sobre o capital de giro e sua importância para o negócio da sua empresa. O capital de giro é dividido em duas categorias: líquido e bruto.
O que é capital de giro líquido?
O capital de giro líquido representa o caixa e outros ativos circulantes — após cobrir os passivos — que uma empresa deve investir para operar e expandir seus negócios. Em outras palavras, representa os fundos que uma entidade tem para cobrir obrigações de curto prazo, como folha de pagamento, aluguel e contas de serviços públicos.
Muitas pessoas usam o capital de giro líquido como uma métrica financeira para medir a posição de caixa e a liquidez operacional de uma empresa. Consiste na soma de todos os ativos e passivos circulantes. O capital de giro líquido mede a liquidez de curto prazo de uma organização e também pode indicar a capacidade da administração da empresa de utilizar os ativos de maneira eficiente.
A quantidade de capital de giro líquido que uma empresa tem disponível pode ser usada para determinar se o negócio pode crescer rapidamente. Por outro lado, se a empresa tiver poucas reservas de caixa, é altamente improvável que ela tenha os recursos necessários para lidar com um crescimento acelerado.
A administração, os fornecedores e os credores gerais observam o capital de giro líquido de uma empresa porque ele fornece um instantâneo da liquidez de curto prazo da empresa e da capacidade de pagar seu passivo circulante com seu ativo circulante.
Qual a diferença entre capital de giro líquido e capital de giro?
Como vimos, o capital de giro é a união de todos os ativos circulantes de uma companhia. Já o capital de giro líquido (CGL) é o ativo circulante (AC) em excesso com relação ao passivo circulante (PC). Assim, o que realmente é considerado pelos investidores é o capital de giro líquido, devido ao fato de ter ligação com os lucros e os riscos que uma empresa corre.
O capital de giro bruto é o total de todos os ativos circulantes e não é muito significativo para os investidores. Já o capital de giro líquido é o excesso do ativo circulante sobre o passivo circulante de uma empresa, por isso, é um importante indicador da saúde financeira da empresa.
Qual a importância do capital de giro líquido para a empresa?
Quando criamos uma empresa, nosso objetivo é gerar lucro, correto? Correto! Por essa razão, uma organização que não é capaz de quitar as contas necessárias para seu funcionamento, não será vista como um bom investimento. Em muitos casos, há uma demanda pelo produto ou serviço comercializado, mas como os administradores não estudam os números da empresa com atenção, eles tomam decisões financeiras erradas e consequentemente, perdem dinheiro ao invés de ganhá-lo.
Uma empresa precisa de capital de giro para conseguir operar e um empreendedor deve saber o valor do capital de giro líquido para entender a capacidade de endividamento do negócio. Afinal, isso determinará a direção dos investimentos, influenciará as negociações com fornecedores e revelará a liquidez de ativos da empresa.
Conheça a fórmula para calcular o capital de giro líquido da empresa:
Capital de giro líquido = Ativo circulante – Passivo circulante.
O que significa o capital de giro líquido positivo e negativo?
Caso o valor do capital circulante líquido seja positivo, isso quer dizer que os fundos de curto prazo que estão disponíveis no ativo circulante são adequados para quitar os passivos circulantes à medida que eles vencem. A situação mais recomendada é ter um número maior de ativos circulantes que de passivos circulantes e, portanto, ter um saldo de capital de giro líquido positivo.
Se uma empresa tem um valor de capital de giro líquido negativo, ela não tem os ativos para pagar suas dívidas. As empresas que enfrentam um capital de giro líquido negativo podem precisar de investimentos, cortar custos ou aumentar os preços.
O fato é que um capital de giro líquido negativo indica que a organização luta para pagar os custos. Períodos prolongados de capital circulante líquido negativo podem levar ao encerramento do negócio e liquidação de ativos para pagar os credores.
Agora que você leu e conheceu mais sobre o capital de giro e sua importância para o bom funcionamento da sua empresa, entre em contato com a Contabilidade Inconfidência para que possamos dar todo o suporte necessário para a sua pequena e média empresa. Somos especialistas em várias áreas de gestão: contábil, trabalhista, fiscal, previdenciária, tributária e consultoria.