O que é folha de pagamento?

O que é Folha de Pagamento na Contabilidade?

A Folha de Pagamento é fundamental para o Departamento Pessoal de qualquer empresa. É por ela que uma empresa consegue identificar quanto está sendo gasto com pessoal e como isto interfere na gestão do seu negócio.

Saiba quais são os aspectos que compõem a folha de pagamento e entenda porque ela é tão importante dentro de uma empresa.

 

Folha de pagamento: uma das maiores despesas

A Folha de Pagamento representa uma das maiores despesas da Organização e se não for bem administrada, pode comprometer seriamente a saúde financeira da empresa.

Conte com o serviço de gestão de Departamento Pessoal da Contabilidade Inconfidência. Nossos profissionais são capacitados e comprometidos com o resultado da sua empresa. Faça um contato com a gente e seja nosso cliente. Clique aqui para falar em nosso whatsapp.

 

A Folha de Pagamento possui 3 funções

Além de exercer uma função operacional, a Folha de Pagamento também assume as funções fiscal e contábil. Ela descreve todos os fatores relacionados ao trabalho de um funcionário para definir o valor líquido que será pago a ele como remuneração pelo seu serviço. Nela, estão discriminados os serviços de: salário, bases de cálculo de INSS, FGTS, IRRF, adicionais e comissões, descontos diversos e contribuições sindicais.

 

Como eu posso entender o que está escrito na minha Folha de Pagamento?

É muito comum o empregado não entender o que está discriminado na Folha de Pagamento (Holerite) que recebe da empresa contratante no início de cada mês, junto ao salário. Por isto, listamos resumidamente o que significa os principais itens do documento. Confira:

 

Salário

É o valor fixo ou variável determinado em contrato de trabalho. O salário bruto é o valor total e o salário líquido é o cálculo total menos descontos.

 

Adicionais

Pode ser dividido em três tipos:

– Noturno: Para o trabalhador que atua entre as 22h e 5h.

– Insalubridade: Para o empregado que atua tendo sua saúde posta em risco.

– Periculosidade: Para o colaborador que corre risco em função da atuação enquanto exposto a inflamáveis ou explosivos.

 

Comissão

Pode ser um valor ou uma porcentagem pré-definida em contrato. Geralmente, as empresas pagam por atingimento de metas e bonificações anuais.

 

Hora extra

Referente ao trabalho além das horas semanais.

 

Faltas e Atrasos

Desconto referente ao número de dias ou horas em que o funcionário não cumpriu suas funções.

 

Salário Família

Pago ao empregado que tem dependente menor de 14 anos ou que se encaixe em caso específico determinado pela Previdência Social.

 

Vale refeição

Não é um benefício obrigatório em lei e pode representar no máximo 20% do valor total entregue ao trabalhador. É um “benefício” que a empresa concede ao funcionário.

 

Vale transporte

É um benefício obrigatório por lei e pode representar até 6% do valor total entregue ao funcionário. Fica a critério do empregado, optar ou não pelo vale transporte.

 

Adiantamento Salarial (Folha de Pagamento)

É o desconto do valor que já foi adiantado ao trabalhador em função de acordo ou norma coletiva.

 

Contribuição Sindical (Folha de Pagamento)

É descontada no primeiro dia de trabalho do exercício anual da atividade do colaborador.

 

Contribuição Previdenciária (Folha de Pagamento)

Sua base de cálculo varia de acordo com a categoria do remunerado.

 

Imposto de Renda

Desconto determinado pelo Governo sobre o rendimento do trabalhador. Para quem recebe até o valor de R$ 1.903,98 este tributo é isento da Folha de Pagamento.

 

Saiba mais sobre o PIX, clicando aqui.