diminuição de tributos

Empresas conseguem diminuir a tributação com pequenas modificações em produtos

 

O planejamento tributário é uma área essencial para todas as empresas que queiram não apenas garantir lucratividade, mas também para quem queira atuar em melhores condições no mercado.

Por isso, diversas oportunidades financeiras podem estar à disposição de empresas que optam pelo planejamento tributário.

A exemplo disso, temos vários casos de sucesso, como a mudança que a Lacta implementou ao transformar o bombom “sonho de valsa” em “wafer” que está sujeito a uma alíquota de IPI menor do que o “chocolate”. 

“Segundo a Lacta, a nova embalagem garante o sabor, o aroma e a crocância do wafer recheado por mais tempo.”

E quando analisamos superficialmente sobre o caso, percebemos que:

Adaptação da embalagem => Alteração de classificação validada pelo fisco => Redução de carga tributária => pequenas mudanças que geram grandes resultados!

Outro exemplo recente, é a opção de algumas empresas de cosméticos por inserir um componente bactericida em perfumes e cremes para transformá-los em desodorantes, itens considerados essenciais e, portanto, sujeitos a alíquotas menores de tributação. Desta maneira, tornou-se mais vantajoso a comercialização das deo-colônias.

Por isso, além da tributação já recolhida, é preciso avaliar todo o processo produtivo da empresa para verificar possibilidades financeiras ainda não detectadas.

Interessante, não é mesmo? Independentemente dos possíveis riscos, que, por sua vez, devem mensurados tanto na oferta quanto na procura por um possível planejamento tributário, as empresas devem estar atentas a pequenos ajustes que podem gerar grandes oportunidades.

Sua empresa já pensou em inovar, investir e incrementar em alguma área da empresa pra reduzir custos e garantir bons resultados estratégicos? Conta para a gente!